(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Vacinação - Atenção: Por que você deve se vacinar assim que for possível

18.02.2021

 

O Brasil já começou o processo de vacinação contra o coronavírus.
A pandemia que mais afetou a sociedade moderna ainda está longe de acabar, mas ao menos estamos no caminho para a imunização. Neste momento em que muita gente espera a vez para recorrer aos postos de saúde espalhados pelo país, é preciso entender a seriedade de se submeter à vacina. Pelo bem individual e, sobretudo, pelo coletivo.

A CNT listou em seu site dez coisas que você precisa saber sobre as vacinas. Falamos aqui, na última semana, da importância dos cuidados de passageiros nas viagens de ônibus, mas é necessário enfatizar alguns motivos pelos quais devemos nos vacinar assim que possível, como forma de prevenção.

O primeiro deles, evidentemente, é a diminuição drástica do risco de contágio ou de quadros graves da doença. Analisando no impacto coletivo, a taxa de transmissão diminui após o período de 15 dias pós-vacinação. A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) produziu um vídeo que explica os efeitos da vacina no organismo humano, que você pode ver clicando aqui.

Pensando de maneira individual, a vacina contra o covid-19, quando aplicada e considerado o tempo de espera para que os anticorpos ajam, reduz as chances de sintomas graves ou internações pelo vírus. Essencialmente, ela diminui a severidade da doença, afastando completamente o risco de vida, além de evitar que o paciente ocupe leitos em unidades de saúde.

Quando diminuímos a taxa de contágio e a severidade da doença, o sistema público de saúde, bem como o particular, não estarão sobrecarregados e poderão destinar atendimento a pacientes com outras enfermidades, permitindo um respiro dos profissionais e uma diminuição no uso de insumos no tratamento médico.

Isso desencadeia naturalmente uma sensação de segurança na sociedade, que poderá retomar alguns de seus hábitos, mas se resguardando com o uso de máscaras e álcool gel. Uma vez vacinado, você dificilmente ficará sujeito à infecção, assim como também não colocará outras pessoas em risco, sejam elas familiares, amigos, colegas de trabalho ou conhecidos de convivência diária.

É importante também ter a consciência de que, quanto antes for realizada a vacinação, menos tempo teremos de exposição a outras cepas do coronavírus, isto é, variações do vírus com maior intensidade ou facilidade de transmissão. Essa resposta é importante e evita que o quadro da pandemia se agrave no país.

Por isso, enquanto a vacina não vem, cuide-se e evite aglomerações, bem como hábitos que violem o atual código sanitário. Use máscara, lave bem as mãos, use álcool gel e evite lugares fechados com outras pessoas. Se precisar sair, vá de ônibus.