Do dia
Transporte coletivo de Curitiba pode ter área exclusiva para mulheres, defende Projeto de Lei
04.02.2021
Está em trâmite na Câmara Municipal de Curitiba-PR um Projeto de Lei que visa criar área exclusiva para mulheres no transporte coletivo da cidade, sobretudo em ônibus articulados em horários de pico. A ação foi protocolada no último dia 13 de janeiro, pela vereadora Sargento Tânia Guerreiro, de acordo com o Diário do Transporte.
A ideia é reduzir os casos de assédio sexual praticados no interior dos veículos, muitas vezes em situação de lotação do ônibus e que são dificilmente notados por outros passageiros. Além do espaço exclusivo para mulheres, está prevista a implementação de um botão de pânico para os profissionais de transporte presentes, caso haja um abuso flagrante. O projeto ainda precisa ser aprovado e sancionado pela Câmara Municipal.
Em apoio ao projeto, serão veiculadas campanhas públicas de conscientização, direcionadas aos usuários, com o intuito de indicar como se deve proceder quando um caso de abuso ocorrer no interior de um ônibus. A relatora do PL, Sargento Tânia Guerreiro, justificou a emergência do espaço feminino exclusivo com base no aumento de casos de importunação no município, prezando pela confiabilidade e pela segurança no transporte curitibano.
Tânia é autora do Plano de Combate ao Abuso Contra a Mulher no Transporte Público, um conjunto de ações no sentido de coibir casos de violência praticados contra as cidadãs. Caso o Projeto de Lei seja aprovado, haverá estudos adicionais e eventuais revisões no texto original para que as medidas sejam colocadas em prática.
Fique por dentro: clique aqui