(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

ITL promove webinar sobre inovações no setor de transportes

27.11.2020

 

Na última quarta-feira, 25 de novembro, o ITL (Instituto de Transporte e Logística) realizou um webinar sobre os impactos da pandemia do coronavírus no Brasil e como isso impactou o setor de transporte, forçando as empresas a inovarem em suas práticas e tecnologias. A transmissão foi realizada no canal da CNT no Youtube.

No evento, estiveram presentes a diretora-adjunta do ITL, Eliana Costa, e convidados como o gerente de Parcerias Globais na Connected Places Catapult; Rubens Lessa, do Grupo Saritur e João Rampini, diretor do Programa de Cidades Inteligentes da Embaixada Britânica no Brasil.

Em forma de debate, o webinar teve condução de Eliana, passando por temas como a alteração da mobilidade com a incidência do covid-19, novas tecnologias que surgiram em 2020 no quesito de biossegurança e uma discussão sobre transporte individual e seus impactos no meio-ambiente.

O foco dos participantes foi no caminho de pensar o tráfego urbano e também os índices de poluição causados pela alta concentração de veículos particulares em circulação. Apesar de medidas como a construção de ciclovias e o apelo às bicicletas por parte da população que se desloca nas grandes cidades, o trânsito ainda é um problema para os principais centros do país. Isso, claro, se agravou durante a pandemia, haja vista que alguns cidadãos optaram por abandonar o transporte coletivo para se proteger de uma suposta ameaça de contágio em ambientes com aglomeração de pessoas.

Essa ideia não só se provou equivocada, conforme o avanço dos materiais e medidas tomadas pelo setor de transporte para aumentar a biossegurança dos passageiros, como também trouxe um aspecto mais individualista para o convívio em sociedade. Assim sendo, após curto período de distanciamento, optou-se por voltar à circulação normal nas ruas, além das rotinas de trabalho, mas com veículos pessoais, não mais em ônibus, como de costume. A proporção de carros e ônibus nas ruas ficou totalmente desequilibrada por conta disso.

Também se discutiu, durante o webinar, medidas e políticas públicas que ajudem a estancar a queda considerável na receita do transporte rodoviário, com um papel mais de suporte do governo e novas propostas para que o sistema flua com o mínimo de solidez, independente das circunstâncias que a sociedade possa enfrentar nos próximos anos.

Confira o webinar, na íntegra, no canal da CNT: clique aqui para acessar