(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Brasil e Paraguai iniciam conversas para reabertura da Ponte da Amizade

08.10.2020

 

Fechada desde o mês de abril, a Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, pode ser reaberta em breve. Na última semana, os presidentes dos dois países conversaram por telefone para discutir a viabilidade de uma abertura gradual da ponte, que fica entre as cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

Segundo a agência de notícias AFP, a perspectiva dada para a reabertura é em 15 de outubro, de forma experimental por três semanas. A ideia é que a atividade comercial na região seja restabelecida, já que os impactos da pandemia e do fechamento das fronteiras paraguaias reduziram o tráfego de brasileiros em Ciudad del Este, conhecida por seus comércios.

Para tal, o governo paraguaio estuda a criação de uma espécie de cordão de isolamento da ponte até o território local, em um raio de 30km, para prevenir a sua população de possíveis contágios. Além disso, o plano prevê que haja um horário determinado para o trânsito dos turistas na ponte, com limite de tempo para entrada, até as 14h, e de saída, até as 18h.

O turismo para Ciudad del Este é uma atividade bastante comum e lucrativa, não apenas para comerciantes, mas para empresas de transporte rodoviário que cobrem o trecho. Estima-se que a circulação diária na região, em condições convencionais, seja de 20 mil pessoas.

 

AFP: www.afp.com