(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Projeto Despoluir contribui para sustentabilidade do planeta

22.04.2019

As empresas associadas à FEPASC têm acesso ao Programa Ambiental do Transporte, chamado Despoluir. O objetivo é promover diversas ações que tragam impacto ao bem-estar do trabalhador e busquem a adoção de alternativas sustentáveis de crescimento. O projeto é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Entre as áreas de atuação do Despoluir, destacam-se a ações específicas que envolvem Avaliação Veicular Ambiental, Tecnologias e Energias Limpas, Trabalhador em Transporte Amigo do Meio Ambiente, Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente, entre outras.

Trabalhador como disseminador de boas práticas ambientais

Para buscar a proteção do meio ambiente, é essencial a participação das pessoas. Nesse sentido, o trabalhador torna-se um disseminador de boas práticas socioambientais. Isso ocorre a partir do estímulo a um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os trabalhadores, mas também para toda a sociedade.

Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, aderir ao Despoluir também significa redução de custos das empresas e autônomos do transporte. Exemplo é a Avaliação Veicular Ambiental ao cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis. O projeto já atendeu cerca de 4​9 mil transportadores e realizou mais de 2,5​ milhões de avaliações veiculares. Com o Despoluir, os transportadores assumem seu papel na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado

Rota da sustentabilidade

O Programa Ambiental do Transporte mudou a cultura deste setor no Brasil. Ele incentiva os transportadores a adotar práticas ambientalmente responsáveis e a diminuir os impactos na natureza e na saúde pública, com foco especial na qualidade de vida dos trabalhadores.

De forma paralela e complementar, as empresas associadas à FEPASC podem se beneficiar de atividades educativas, esportivas e culturais disponíveis nas unidades do SEST e do SENAT. Isso traz como consequência reflexos na melhoria das condições de saúde dos trabalhadores, além de capacitação desses profissionais.

Em comemoração ao aniversário de 10 anos do Programa, ocorrido em julho de 2017, foi lançado o relatório Despoluir: 10 anos de sustentabilidade no transporte com o objetivo de apresentar os resultados e benefícios alcançados em sua primeira década de execução. Além de ser um marco do êxito obtido pelo Programa desde sua implantação, esse material comemorativo reafirma o seu compromisso de apoiar a atividade transportadora no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. 

Ficou interessado e quer fazer parte desse grande movimento? Acesse o site do Programa Despoluir.