(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Maio Amarelo é o mês para refletir sobre a prevenção de acidentes de trânsito

13.05.2019

A FEPASC reforça o apoio ao movimento Maio Amarelo, uma iniciativa que pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, tanto no Brasil quanto em todo mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada e envolve diversos segmentos, desde órgãos governamentais até a iniciativa privada e a sociedade civil organizada.

Em sintonia com o tema aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é “No trânsito, o sentido é a vida”, a FEPASC criou uma identidade visual específica para esse mês, com o tema “ Nossos motoristas são o que nós desejamos para o trânsito”. O objetivo é conscientizar que todos integram o sistema de mobilidade urbana e rodoviária, de que precisam fazer a sua parte.
A FEPASC, entidade que congrega mais de cem empresas do setor de transporte no Paraná e Santa Catarina, tem como um dos seus públicos o motorista de ônibus na cidade ou na estrada. A ele, a comunicação da FEPASC direciona todas as mensagens de prevenção por meio de suas redes sociais, incluindo Whatsapp, Linkedin, Facebook e Instagram.


Cerca de 90% dos acidentes ocorrem por falha humana


O Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.


De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), cerca de 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e negligência. Como responsáveis pelos atos no trânsito, a consciência de si é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo.


Mudança de comportamento


Nesse sentido, a campanha da FEPASC para o Maio Amarelo envolve mensagens sobre mudança no comportamento, reforçando a importância do uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade e a sinalização de intenção de mudança de faixa ou direção.

 

Outro ponto fundamental para conscientizar as pessoas durante o Maio Amarelo é a educação para o trânsito, incluindo o respeito ao direito de ir e vir do próximo, exercitando a empatia e realmente colocando-se no lugar do outro. Isso inclui atitudes como dar passagem a ambulâncias e a pedestres, aos ciclistas que têm sua circulação restrita e para os motoristas que estão saindo da sua garagem. Isso sem mencionar a atenção aos cruzamentos para deixá-los liberados e, portanto, contribuir para uma melhor mobilidade na cidade.


A FEPASC e todas as empresas e seus colaboradores estão juntos nessa causa. Afinal, os nossos motoristas são o que nós desejamos para o trânsito. E você, que atitude sua é o que você deseja para o trânsito?