(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Como driblar o estresse em tempos de isolamento na pandemia

10.06.2020

 

A situação é bem comum em tempos como os de agora. As pessoas estão, em maioria, tentando evitar sair de casa, o que gera maior período em confinamento, quase sempre dividindo espaço com familiares. Quando não há limite entre o espaço doméstico e o espaço de trabalho, por conta do home office, é natural que haja estresse e que tudo pareça mais cansativo. Mas calma: nós vamos trazer algumas soluções para você.


Cuidado com as cãibras e dores musculares

Entre as principais causas de estresse está a ausência de condições ergonômicas apropriadas. Afinal de contas, se você passa muito tempo sentado ou na mesma posição, o corpo acaba pedindo por alongamentos para que não haja cãibras. Por isso, sempre que encarar uma série muito longa de trabalho sem pausas, pare por alguns minutos para esticar os braços, trabalhar os ombros ou as pernas. Uma boa ginástica laboral previne dores eventuais e o incômodo que elas agregam à jornada de trabalho. Confira essa dica do canal Namu no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CsWRNAJytcY


Mantenha-se sempre em movimento, mas com segurança

Não é só de alongamento que o corpo precisa, hein? Quando possível, levante e faça qualquer tipo de caminhada para se manter em movimento. A dica para quem mora em prédios é utilizar as escadas de incêndio. Suba alguns lances de degraus para se exercitar e não ficar preso a padrões sedentários, na impossibilidade de fazer caminhadas ao redor de sua residência. Caso seja mais prático caminhar, opte sempre por não sair em horários de grande fluxo de pessoas e fuja de qualquer aglomeração nas ruas. E lembre-se: sempre usando máscaras.


Rir suaviza o expediente

Sabemos que às vezes é difícil manter o bom humor, por isso, conversas com amigos ou pessoas próximas podem tirar um pouco do peso dos dias. Mesmo que as tarefas não deem descanso, procure fazer pequenas pausas de cinco minutos para tomar café ou ver coisas engraçadas pela internet. Essas válvulas de escape fazem toda a diferença enquanto estamos sem poder ter contato presencial com nossos colegas.


Separação entre horário de trabalho e horário de descanso

Por fim, cabe um lembrete que serve a chefes e funcionários: enquanto a jornada for obrigatoriamente em home office, é ideal separar o que é horário de trabalho e o que é tempo de descanso. Como você está sempre no mesmo lugar trabalhando e tentando achar opções de lazer, é apropriado que os temas envolvendo trabalho fiquem limitados ao horário da jornada. Quando for hora de descanso, se desligue e faça apenas coisas pertinentes à sua casa e família. Quem não se desconecta de assuntos profissionais tem uma tendência maior a se sentir mais tenso durante a jornada, porque não há uma divisão clara na mente em relação a essas ocupações. Portanto, tente estar disponível apenas no horário combinado, para evitar desgastes maiores.