(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Coisas que não podem ser esquecidas no uso do transporte público

17.06.2020

 

Que o país está em um momento complicado por conta dos altos índices de contágio do coronavírus, você já sabe. E que muita gente simplesmente não pode ficar em casa por medidas de isolamento, também. Mas o que fazer se você for um desses trabalhadores que não tem outra opção a não ser pegar o transporte público todos os dias para ir trabalhar? Vamos te ajudar a reduzir o risco de contaminação com algumas dicas.

Lembrando sempre que o coronavírus é uma doença que ataca de forma imprevisível e seus sintomas variam de pessoa para pessoa, às vezes até de maneira invisível. Mas você pode tomar algumas atitudes para minimizar as chances de adoecer por conta disso.

A primeira delas é carregar sempre algum higienizante como álcool gel em seus pertences, evitando levar as mãos ao rosto. O covid-19 se espalha e fica em superfícies, mas só é transmitido quando nariz, boca, olhos ou ouvidos são tocados após contato com locais infectados.

Você ou alguém próximo tossiu? Cuidado! Lembre-se sempre de não espirrar ou tossir sem cobrir o rosto. Carregue sempre lenços se estiver com sintomas de gripe. E fique atento aos outros sintomas. Caso você esteja usando máscara, esse problema é reduzido, mas evite tocar o rosto com as mãos. Em uma hipótese que seu ônibus tenha bastante espaço livre, opte por ficar distante dos demais passageiros.

Como o mais possível é um ônibus repleto de outras pessoas, as rotinas se mantém. Assim que estiver em um local seguro e sem aglomerações, retire sua máscara pela parte de trás e evite armazená-la em contato com outros objetos de uso pessoal. As roupas também podem ser vetores de contaminação. Por isso, ao fim da sua jornada, retire imediatamente as roupas usadas e as deixe em um local com bastante ventilação.

Mais do que nunca, é preciso bom senso. Se for possível, se atente à sua segurança e das pessoas ao redor. Não tire a máscara para conversar e a mantenha sempre cobrindo boca e nariz. Quando estiver na rua, evite sair em grupos e mantenha-se distante de aglomerações fora do contexto do transporte público. Estes tempos são difíceis, mas vão passar, com a colaboração e a consciência de todos.

Acompanhe a Fepasc: fb.me/fepasc